Seta: voltar

do caparaó para brasília

1987

Rumo à Viana

Gilson Daniel é natural de Duque de Caxias, Rio de Janeiro, e foi para Viana com 9 anos de idade. Família sem muitas posses, seu pai, um pequeno comerciante, residia na região do Caparaó, Sul do Estado, e decidiu mudar de cidade para buscar novas oportunidades. Chegaram em Viana e se instalaram no bairro Areinha. Josias Chagas e Idair Daniel são pais de quatro filhos: Sônia, Luciana, Gilson e Marcelo.

1992

Estágio

Gilson Daniel conseguiu seu primeiro estágio no Governo do Estado, na antiga Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc). Ele sempre conta que quando viu a mesa que ia trabalhar e aprendeu todo o trabalho, pensou: “É isso que quero para minha vida!”

2000

Primeira Eleição

Aos 22 anos, em 2000, tomado do desejo de fazer mais pelo seu município, disputou sua primeira eleição para vereador. Teve 274 votos e não se elegeu. Gilson não desistiu e, na eleição seguinte, aos 26 anos, foi eleito com 1.070 votos, sendo o quinto mais votado da Câmara. Como vereador, começou a colocar em prática o que havia em seu coração, o desejo de auxiliar o município que o acolheu: esteve sempre ao lado da população, cuidando das demandas que não eram atendidas pela prefeitura. E, também como vereador, percebeu que sua atuação no Legislativo não seria tão resolutiva. Afinal, como o próprio nome diz, quem executa é o Executivo. Foi então que nasceu o desejo de ser o prefeito de Viana para, realmente, transformar a vida sofrida do população que tanto amava (e ama).

2004

UFES

Fez o curso técnico em Contabilidade e, depois, faculdade de Ciências Contábeis. Mesmo trabalhando muito, Gilson Daniel continuou seus estudos. Fez pós-graduação em Contabilidade Pública e Contabilidade Gerencial e, depois, mestrado. Passou em um concurso na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e se tornou contador. Na época, também passou a dar aulas em faculdades particulares. Gilson casou-se com Sídina e, hoje, tem quatro filhas: Amanda, Alice, Joana e Luíza.

2008

Primeiro mandato

Eleito vereador com 1.070 votos, iniciou seu mandato colocando em prática o que havia em seu coração, o desejo de auxiliar o município que o acolheu: esteve sempre ao lado da população, cuidando das demandas que não eram atendidas pela prefeitura. E, também como vereador, percebeu que sua atuação no Legislativo não seria tão resolutiva. Afinal, como o próprio nome diz, quem executa é o Executivo. Foi então que nasceu o desejo de ser o prefeito de Viana para, realmente, transformar a vida sofrida do população que tanto amava (e ama).

2012

Prefeito de Viana

Foi em 2012 que decidiu disputar a Prefeitura de Viana. Aos 34 anos, ele se elege prefeito de Viana com 63,03% dos votos válidos da cidade, totalizando a escolha de 20.256 vianenses. Viana queria a quebra de um ciclo, que passou a representar a velha política da cidade.

2013

Plano Municipal de Obras – PMO

Gilson Daniel toma posse e inicia seu primeiro mandato. Com 11 dias de governo, já estava nas ruas com o seu Programa Municipal de Obras, o PMO, assinando ordens de serviço em cima de um trio elétrico. Encerrou seu primeiro mandato com aprovação de 75% da população em uma pesquisa divulgada pela Rede Vitória, realizada pelo Instituto de Pesquisa FlexConsult. Foi reeleito prefeito de Viana em 2016, aos 38 anos, com 25.197 votos, o que repre-sentava 71,54% dos votos.

2018

Amunes

Foi no seu segundo mandato que, por convite do senador Álvaro Dias, ex-governador do Paraná com aprovação de 95% da população, que Gilson Daniel decide mudar de partido e se tornou presidente do Podemos no Espírito Santo. Também, nos dois últimos anos do seu segundo mandato, ele assume a presidência da Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes), onde desempenhou um papel importante como articulador e líder dos prefeitos capixabas.

2020

Melhor Prefeito do ES

Gilson Daniel encerra seu segundo mandato com a aprovação de 81,11% da população da cidade, de acordo com pesquisa divulgada pelo site http://Aquinoticias.com , realizada pelo Instituto Solução, alcançando a marca de melhor prefeito do Espírito Santo. Por conta de sua grande aprovação, elege, sem dificuldades, seu sucessor Wanderson Bueno, figura que trabalhou mais internamente na prefeitura, como 66,36% dos votos da cidade, tendo como vice-prefeito o presidente da Câmara de Vereadores Fábio Dias.

2021

Governo do Estado

Após o processo eleitoral e o encerramento de sua atuação frente à Amunes, em março de 2021, Gilson Daniel é convidado pelo governador Renato Casagrande, eleito em 2018, para integrar seu time, ocupando a Secretaria de Governo do Estado e, posteriormente, a Secretaria de Planejamento e Economia, comandando um dos maiores programas de transferência de recursos fundo a fundo para as prefeituras, o Fundo Cidades. Foi então que o governo de Casagrande ganhou agilidade, levando obras importantes às cidades capixabas.

2022

Deputado Federal

Renato Casagrande foi reeleito em 2022, tendo, mais uma vez, Gilson Daniel ao seu lado. Antes da vitória do governador, Gilson Daniel foi eleito pela primeira vez deputado federal, sendo o quarto mais votado do Espírito Santo: 74.125 votos. Ele foi o mais votado em Viana, na região do Caparaó e em Cariacica (cidade vizinha a Viana).

(Adaptação do livro Gestão Pública Voltada Para Resultados – Agora Editora ISBN: 978-65-86843-02-6)