O deputado é relator da Comissão Especial sobre Prevenção e Auxílio a Desastres e Calamidades Naturais
O deputado federal Gilson Daniel (Podemos-ES), relator da Comissão Especial sobre Prevenção e Auxílio a Desastres e Calamidades Naturais (CEDESNAT), presidiu, nesta terça-feira (14) uma audiência pública de debate sobre a relação entre as mudanças climáticas e a ocorrência de desastres. A solicitação veio em momento oportuno, tendo em vista os recentes acontecimentos do Rio Grande do Sul e os constantes esforços do parlamentar em instigar a discussão a respeito do tema na Câmara dos Deputados.
Quatro especialistas foram convidados para discursar, entre eles a Diretora do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, Regina Alvalá, que afirmou a necessidade de entendermos que os extremos climáticos não se encontram mais no futuro, mas sim no presente e cada vez mais frequentes e intensos.
A outra convidada foi Ana Toni, Secretária de Mudanças Climática do Ministério do Meio Ambiente, que lembrou da urgência do assunto e afirmou que a emergência climática não é uma questão teórica e sim uma questão científica que existe e já está sendo vivenciada. “Se parássemos agora de emitir gases do efeito estufa ainda estaríamos fadados a viver a mesma emergência climática por diversos anos”, desabafou.
O Professor de Direito Ambiental da UNISINOS, Delton Carvalho teve sua participação transmitida via chamada de vídeo devido a impossibilidade de saída do Rio Grande do Sul, já o Coordenador de Política Internacional do Observatório do Clima, Cláudio Ângelo também estava presente e fez importantes ponderamentos sobre o tema.
Além da relatoria da CEDESNAT, Gilson Daniel também é relator da PEC 44/23 e presidente da Frente Parlamentar de Gestão de Riscos e Desastres e Cooperação Humanitária e faz alertas desde o começo do seu mandato sobre a importância das ações de prevenção. “Muitos danos poderiam ser evitados caso o país contasse com um plano mais estruturado e com maiores investimentos de prevenção”, afirmou.
Gilson é o parlamentar de maior destaque na luta a favor da prevenção de desastres e já teve seus esforços reconhecidos pelo Ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. O parlamentar instiga a discussão na casa e inclui votação de importantes projetos nas pautas do dia a dia. Partiu dele também a solicitação de uma semana de dedicação exclusiva para projetos voltados ao tema de calamidades e desastres naturais, com data ainda a ser estipulada.