FORTALECENDO O MUNICIPALISMO
Gilson Daniel foi o 20º presidente da Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes). No início de sua gestão, foi desenvolvido para o biênio 2019-2021 um planejamento estratégico, que tratava desde a transparência das informações, capacitações e organização administrativa e financeira da entidade. O objetivo era o de fortalecer o movimento municipalista e aprimorar a gestão pública municipal.
Durante esse período foram promovidas ações planejadas que atendiam as prioridades dos municípios capixabas, com uma gestão inclusiva e participativa, na busca de soluções inovadoras frente aos problemas enfrentados. Entre as ferramentas criadas e aplicadas para este crescimento estavam a Escola de Governo da Amunes; Apoio Técnico Especializado, com o TC de Olho; Agente Amunes; a parceria com o Diário Oficial dos Municípios e a forte Atuação Institucional.
Durante os dois anos – de abril de 2019 a março de 2021 -, a Amunes entregou mais de 7.500 certificações. Os cursos, seminários e webconferências realizados pela Amunes contaram com a parceria de diversos órgãos públicos, como a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES) por meio da Escola de Contas, Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), entre outras instituições.
Dois grandes eventos também foram promovidos neste tempo: o 8° Gestão de Cidades e o Seminário de Novos Gestores, considerados os maiores eventos de qualificação dos servidores públicos do Espírito Santo.
O 8° Gestão de Cidades teve quatro eixos temáticos: Governança Municipal, Cidade Para as Pessoas, Tecnologia e Inovação e Finanças Municipais, com uma média de participação de 4 mil pessoas. Além da programação de qualificação, o evento também contou com apresentações culturais e com a Feira Gestão das Cidades, com produtos e serviços disponíveis no mercado para gestões públicas municipais. O Congresso foi realizado no Centro de Convenções de Vila Velha.
Dentro do 8° Gestão de Cidades, foi realizada a primeira edição do Prêmio Boas Práticas “Senador Gerson Camata”, com a inscrição de 280 projetos e 12 delas premiadas.Os administradores municipais eleitos e reeleitos para o mandato 2021-2024 participaram do Seminário de Novos Gestores, promovido pela Amunes e o ServiçoBrasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O objetivo do encontro, que teve como tema “Educação e Gestão Empreendedora”, foi de contribuir para uma gestão municipal de qualidade, capacitando os gestores eleitos por meio de conhecimentos técnicos e troca de experiências.
A Amunes
A Amunes completa em 2023, 51 anos de atuação. A história da Associação começou em 15 de julho de 1972, como ACM – Associação Capixaba dos Municípios, ainda com sede em Colatina. O objetivo da criação era de organizar os municípios para defesa dos interesses comuns, para tornar as administrações municipais mais ágeis, fazer debates constantes entre os prefeitos e solucionar problemas em diversas áreas.
Em 27 de agosto de 1987, a instituição mudou novamente de nome, sendo chamada de APREVES – Associação dos Prefeitos e Vereadores do Espírito Santo, onde cada município era representado pelo prefeito em exercício e um vereador escolhido pela respectiva Câmara, e finalmente como AMUNES, em 15 de outubro de 1991, quando passou a ser dirigida por um Conselho Diretor.